quinta-feira, 4 de março de 2010

Mira Ira…

Pois é mais um dia saudosista… nossa como tenho coisas… que me fazem lembrar o passado… agora pouco estava remexendo nos meus CD’s de música… buscando inspiração para um trabalho… e do nada me lembrei de uma música que há muito não ouvia… Mira Ira… é aquela que tem na letra umas expressões em Tupi Guarani… Anana ira… Mira irana na Tupi… Ananaira… Ananaira Mira Ira… é mais ou menos assim que me lembro… da letra… claro que abaixo colocarei a letra correta… mas é assim que me lembro… ouvi essa música pela primeira vez… no ano de 1985… em um festival de música promovido pela Globo… o Festival dos Festivais… e daquele festival me lembro de três músicas… Mira Ira… O Dono da Terra… cantada pelos Abelhudos… que se não foi o grupo infantil mais famoso… daquela época… com certeza era o mais talentoso… e também Condor do Oswaldo Montenegro… desse último acabei virando fã… e também me lembro do grupo Joelho de Porco… os caras se apresentavam com focinho de porco no festival…

A composição é de Lula Barbosa… um compositor e cantor… infelizmente longe do mainstream da música… até porque suas músicas não são comerciais… mas fazem pensar e se emocionar um monte… e de Vanderlei de Castro

Mira Ira

Composição: Lula Barbosa e Vanderlei de Castro

Mira num olhar
Um riacho, cacho de nuvem
No azul do céu a rolar...
Mira Ira, raça tupi,
Matas, florestas, Brasil.
Mira vento, sopra continente,
Nossa América servil,
Mira vento, sopra continente,
Nossa América servil...

Mira num olhar,
Um riacho, cacho de nuvem
No azul do céu a rolar...
Mira ouro, azul ao mar,
Fonte, forte de esperança,

Mira sol, canção, tempestade, ilusão,
Mira sol, canção, tempestade,
Ilusão...

Mira num olhar
Verso frágil tecido em fuzil,
Mescla morena,
Canela, cachaça, bela raça, Brasil.

Anana ira,
Mira ira anana tupi
Anana ira, anana ira
Mira Ira

quem quiser conhecer Lula Barbosa e ouvir a música pode acessar o seguinte link:

http://letras.terra.com.br/lula-barbosa/775461/

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Conheci essa música no The Voice Kids, nesse domingo, uma menininha de uns 10 anos cantou... Música encantadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me acabei de chorar e não consigo esquecer aquele dia. Já tenho 35 anos, mas não conhecia essa música, porém dali para frente comecei a pesquisar e me tocou profundamente, nem sei bem o porquê. Parabéns Lula Barbosa e Vanderlei de Castro por essa canção e parabéns à Kaliny Rodrigues por me dar esse prazer nessa época de músicas tão fúteis e sem emoção.

      Excluir
    2. Me acabei de chorar e não consigo esquecer aquele dia. Já tenho 35 anos, mas não conhecia essa música, porém dali para frente comecei a pesquisar e me tocou profundamente, nem sei bem o porquê. Parabéns Lula Barbosa e Vanderlei de Castro por essa canção e parabéns à Kaliny Rodrigues por me dar esse prazer nessa época de músicas tão fúteis e sem emoção.

      Excluir
    3. Legal Fabio!!! Que bom que pode se encantar e que de alguma forma pude contribuir. Grande abraço!!! Seu comentário foi um estímulo!!! Grande abraço

      Excluir
  4. Conheci essa música no The Voice Kids, nesse domingo, uma menininha de uns 10 anos cantou... Música encantadora!

    ResponderExcluir
  5. A apresentação da canção no festival, foi extremamente bem trabalhada... Por ser uma música de inspiração latinoamericana, Lula Barbosa além da vocalista Myriam Mirah, arregimentou a banda Tarancon. Mas faltavam alguns truques que só seriam possíveis com uma orquestra que não caberia no palco... Qual foi a idéia brilhante? Bandas de baile, costumam improvisar e obter esses recursos com um mínimo de instrumentos... Entrou em cena a fantástica banda Placa Luminosa. Infelizmente, festivais não premiam a qualidade e tivemos de suportar a pretensiosa Tetê Espíndola como campeã...

    ResponderExcluir
  6. Para mim ela é a segunda melhor do Lula. Sou apaixonada por brincos que é a melhor na minha opinião mas amo todas do Lula Barbosa, é um excepcional compositor e intérprete.

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe a tradução dos versos em tupi?

    ResponderExcluir
  8. Essa música segundo o livro a Fundação Roberto Marinha de Roberio C. Machado, foi literalmente roubada no Festival dos Festivais... Segundo o escritor, Tetê para quem roubaram, nem figurava nas 3 melhores... Eles ganharam como melhor música e melhor interprete... Segundo ele Boni viu na tela a votação eletrônica e disse: - Que jurados mais burros... Foi lá dentro, por isso o resultado demorou tanto e depois de meia hora saiu, Tete em primeiro e eles em segundo...
    Pois é... Vim aqui atrás da tradução...

    ResponderExcluir