quinta-feira, 11 de março de 2010

Chances das Equipes na Fórmula 1 2010 - I

Vamos aos pitacos sobre as equipes para a temporada desse ano de F1, começaremos pelas quatro melhores nesse momento.

Ferrari: Na minha opinião é a favorita para conquistar o título de Construtores e também o de Pilotos. Foi a melhor durante a pré temporada e conta com dois excelentes pilotos; o duas vezes campeão Mundial Fernando Alonso e nosso Felipe Massa. E é aí justamente que se concentra o grande problema da equipe. O temperamento dos dois pilotos é muito parecido, pilotos aguerridos e temperamentais, Alonso por já ter sido campeão do mundo leva uma certa vantagem em termos de status, no entanto, Massa carrega consigo o bom relacionamento desses anos guiando as máquinas de Maranello. Se conseguirem trabalhar juntos a equipe é quase imbatível.

McLaren: Vai brigar com a Ferrari pelo título de Construtores e também seus pilotos são candidatos ao título também. A equipe depois de muitos anos, ou melhor desde que Airton Senna e Alain Prost foram dirigiram seus carros, não contava com os dois últimos campeões do mundo, uma dupla de pilotos muito forte e de certa forma equilibrada; o campeão de 2008 Lewis Hamilton (habilidoso imprevisível e obstinado pela vitória) e Jenson Button atual campeão mundial um piloto que se não é brilhante como seu parceiro é extremamente constante e rápido. A dupla guardada as devidas proporções lembra em muito a dupla que se destacou no final dos anos 80. Mas fica uma pergunta como se comportarão os dois pilotos, pela segunda vez Hamilton terá um companheiro a altura do seu talento e competência, na primeira foi favorecido pela equipe que preferiu ele a Alonso, e agora que são dois pilotos ingleses? Só vendo as corridas.

Mercedes: Antiga Brawn GP, volta a categoria como equipe trazendo o heptacampeão Michael Schumacher para as pistas novamente. Não se discute a competência do alemão mas ele sai um pouco atrás na disputa pelo título devido aos três anos parado. É claro que ele é um piloto a parte e que com certeza vai brigar pelas vitórias e com isso entrará na disputa pelo título. Mas seu maior aliado será o chefe da equipe Ross Brawn, reconhecidamente como um dos maiores estrategistas da fórmula 1 e que foi de certa forma responsável pelos títulos de Schumacher. E talvez esteja aí a grande chance do heptacampeão levar o título desse ano. Não pode-se deixar de fazer menção aos segundo piloto da equipe Nico Rosberg um piloto rápido e constante que tem a sua primeira chance em uma equipe com condições de brigar por vitórias, pode-se dizer que é uma espécie de estréia, vamos ver como ele se comporta ao lado do seu compatriota.

Red Bull: Embora esteja próxima das três primeiras é mais uma intrometida do que propriamente uma rival, esta um degrau abaixo das irmãs ricas, mas faz parte da lista pelo fato de ter sido a vice campeã de construtores do ano passado e o seu jovem habilidoso e rápido piloto alemão Sebastian Vettel ter ficado com o vice campeonato de pilotos. Mas foi mais segunda colocada pela ineficiência das Ferraris e McLarens no ano passado que em nenhum momento ofereceram resistência a Brawn e a Red Bull. Esse ano será uma espécie consolidação da equipe, com certeza Vettel vai lutar por vitórias, no caso dele até poderá se confirmar que ele realmente é um piloto com chances de ser campeão no futuro. No caso do seu companheiro Mark Webber também pode beliscar alguns pontos importantes e quem sabe até uma vitória.

Bom essas são as equipes e o meu prognóstico para a temporada desse ano, mas sempre poder ter algumas surpresas e as surpresas podem vir da Willians, Renault, Force Índia, mas isso fica para o próximo post.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário