quinta-feira, 22 de abril de 2010

Raul Boesel - Bicho do Paraná

Boesel1 Não é fácil resumir a carreira de Raul Boesel.  Um dos mais conhecidos e admirados pilotos brasileiros, Boesel começou a colecionar títulos desde que começou a correr de kart aos 16 anos.
Nascido em Curitiba, Boesel diz que sempre amou a velocidade e o desafio das competições. Na adolescência, no entanto, foi a equitação que acabou atraindo a sua atenção. Poucos sabem, mas Boesel foi bicampeão paranaense e de vários outros torneios realizados no Brasil.
Boesel foi contaminado pelo vírus da velocidade no dia em que foi ajudar um amigo numa prova de kart. Foi mais do que suficiente: a partir daquele dia, Raul já sabia que seu futuro estaria irremediavelmente ligado às pistas. Dois anos mais tarde ele ganhou seu primeiro título, o de campeão curitibano, pouco antes de completar 17 anos.
A primeira experiência com um carro de corrida se deu em 1978, quando terminou em segundo no Campeonato Paranaense de Stock Car. Na temporada seguinte, recebeu o prêmio de “Piloto do Ano” no Campeonato Brasileiro de Stock Car. Foram três vitórias e o quarto lugar na classificação geral, no ano de estréia da categoria a nível nacional.
Pronto para tentar a sorte no exterior, Boesel embarcou para a Inglaterra em 1980. Em 1982, depois de apenas quatro anos como piloto profissional, já estreava na Fórmula 1pela March. Boesel 1982
Em 1985, Boesel se transferiu para os Estados Unidos para correr na CART. Seu cartão de visita foi a volta mais rápida de um estreante nos treinos classificatórios das 500 Milhas de Indianápolis, em seu primeiro contato com um circuito oval.
Mas sua maior glória seria alcançada em 1987, com a conquista do Campeonato Mundial de Esporte Protótipos pela equipe de fábrica da Jaguar, capitaneada por Tom Walkinshaw. Esse é o título que recorda com maior carinho e aquele que o colocou definitivamente na galeria dos maiores nomes do automobilismo mundial de todos os tempos.
Com uma carreira duradoura e vitoriosa, Boesel viveu em diversos países desde que deixou o Brasil, há quase 25 anos. Morou na Inglaterra, França, Portugal e Estados Unidos (Indianápolis e Nova Iorque), até que decidiu se estabelecer com a família em Key Biscayne, na Flórida, em 1988. in Key Biscayne, Florida, back in 1988.
Desde 2001, Raul Boesel retornou ao automobilismo brasileiro, participando da Stock Car e também de corridas de longa duração, como os 500 km de Interlagos e a Mil Milhas Brasileiras.
Em 2001, Raul Boesel retornou ao automobilismo brasileiro para participar da Stockcar pela equipe Bassani Racing. Foi 2º lugar no Rio de Janeiro e 3º em São Paulo. Em maio, voltou a Indianápolis para classificar o carro de Felipe Giaffone para as 500 Milhas de Indianápolis, a pedido da equipe Hollywood/Treadway Racing.
Em 2002, Raul começou a temporada vencendo a Mil Milhas Brasileiras pela equipe Dener Motorsports com um Porsche 911 GT3 RS, ao lado de Régis Schuch e Flávio Trindade. Na Stock Car, participou de apenas quatro etapas,  retornando à IRL para correr as 500 Milhas de Indianápolis pela equipe Menard e conquistando uma vaga na primeira fila no grid de largada. A partir da metade do campeonato da IRL, correu pela equipe Bradley Motorsport.
De volta ao Brasil, no início de 2004 assinou um contrato de três anos com a equipe Repsol/Boettger para voltar a Stock Car. Fez a pole position e chegou em 2º lugar em Campo Grande. Mais uma vez, subiu ao pódio na Mil Milhas Brasileiras com o 3º lugar, guiando o Porsche 911 GT3 RS da Dener Motorsports com Ricardo Maurício e Paulo Bonifácio. Pela mesma equipe, terminou em 2º nas 6 Horas de Curitiba, junto com Marcos Morais, Sérgio Magalhães e Otávio Mesquita.

 

Atualmente ele é DJ

maiores informações: http://www.raulboesel.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário