terça-feira, 20 de abril de 2010

Bicho do Paraná

“Eu não sou gato de Ipanema/Sou Bicho do Paraná” (João Lopes)

Hoje estava lembrando e há algum tempo venho acalentando a possibilidade de publicar aqui pequenas biografias de personalidades paranaenses, com o objetivo de fazer memória e manter viva suas realizações. Nós que moramos aqui no Paraná, muitas vezes não damos a devida importância a nossa história por isso criar um espaço que possa resgatar pelo menos um pouco esses momentos.

O termo Bicho do Paraná surgiu como nome de uma música do cantor/compositor paranaense João Lopes, com certeza seu maior sucesso, e foi utilizada pelo Banco Bamerindus (agora HSBC) como campanha de divulgação dos valores da nossa terra.

Na época era a maior sensação você ser escolhido para aparecer nos anúncios como Bicho do Paraná, e o mais legal ainda é que a campanha abrangia pessoas das mais diversas profissões, a única questão era ter desenvolvido algo de relevante e nos desse orgulho enquanto paranaenses, ia desde o Dinho Ouro Preto (vocalista do Capital Inicial) até o Dr. Paciornik (um dos maiores médicos que o Paraná já teve). Então conseguia abranger e não deixava de ser um certo status e podemos nos vangloriar.

A primeira personalidade será a poetisa Helena Kolody, e na seqüencia teremos outras personalidades importantes das mais diversas áreas.

Mas para não ser injusto e para aqueles que não conhecem, colocarei um vídeo com fotos do Estado e a música do João Lopes cantando e também a letra da música valeu

Bicho do ParanáJoão Lopes

Seu motorista toque o carro
Me tire desse lugar
Me leve logo motorista
Pro outro lado de lá
Não vou cortar o meu cabelo, não
Só pra dar o que falar
Eu não sou gato de Ipanema
Sou bicho do Paraná
A vida pra mim na cidade grande
Tá difícil pra danar
A gente que nasceu no mato
No mato tem que morar
No mato a gente se ajeita
Tudo o que se planta dá
Quero voltar pra minha terra
Pro norte do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário