domingo, 20 de março de 2011

Oficio Divino das Comunidades

Ontem a noite (19/03/11 Dia de São José – e dia que segundo o pai do Xeno é dia de colher Pinhão – esse símbolo foi um dos destaques de nosso oficio) na casa  do grande Xeno celebramos pela primeira vez o Oficio Divino das Comunidades, depois de algum tempo longe de nossas atividades pastorai, foi um momento muito bonito porque mesmo estando em apenas 4 pessoas (eu, Clariza, Carol e o Xeno), pudemos através dele, matar a saudade dos nossos tempos de caminhada na PJ. Assumimos o compromisso de todo o terceiro sábado do mês nos reunirmos para celebramos juntos.
O convite fica aberto a todos que quiserem participar conosco desse momento tão rico e singelo. O Xeno ficou de nos encaminhar a foto tirada depois do oficio. E tão logo tenha posto aqui… valeu… abraços…
abaixo segue o roteiro…
1.ª Semana de Quaresma    19/03/2011.
José, esposo de Maria

1. Chegada

Silêncio - oração pessoal

2. Abertura

Todos, de joelhos, repetem várias vezes o refrão:
Deus santo, Deus santo e forte,
Deus santo e imortal, piedade, Senhor!...
Levantando-se:
  • Vem, ó Deus da Vida, vem nos ajudar! (bis)
    Vem, não demores mais, vem nos libertar! (bis)
  • Vence as nossas trevas, nossa escuridão, (bis)
    Transforma nossas vidas pela conversão. (bis)
(oferta-se o incenso ou ervas cheirosas)
  • Suba nosso incenso a ti, ó Senhor! (bis)
    Das mãos de quem vigia recebe o louvor! (bis)
  • Nossas mãos orantes para o céu subindo, (bis)
    Cheguem como oferenda ao som deste hino! (bis)
  • Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito, (bis)
    Glória a Trindade Santa, glória ao Deus bendito! (bis)
  • Venham com fervor para a oração, (bis)
    Já se aproxima a Páscoa da Ressurreição! (bis)

3. Recordação da Vida

4. Hino

5.Salmo 119(118) (NUN) - parte C

(Melodia: “Chegou a hora da alegria”)
Nem mesmo o sol que faz o dia
Brilha mais forte que a palavra que nos guia!
  1. Tua palavra pros meus pés é uma lanterna
    No meu caminho é a luz que me governa...
    - Por isso eu juro e jurando eu sustento:
    Obedecer estes teus justos mandamentos!
Vamos louvar, lá-laiá!
  1. Minha aflição, ó meu Senhor, é de morrer,
    Por tua palavra vem fazer-me reviver...
    - Que te agradem as ofertas de meus lábios
    De tuas leis, ó meu Senhor, me faze sábio.
  2. A minha vida mal segura em minhas mãos,
    Mas de tua lei é que jamais esqueço não...
    - Os malfeitores vêm e prendem-me com laço,
    Dos teus preceitos, ó Senhor, jamais me afasto!
  3. Teus tesmunhos, minha herança para sempre,
    A alegria do meu coração contente...
    - Eu me dedico a praticar as tuas leis,
    Minha recompensa para sempre assegurei!
  4. Sol de justiça, Jesus Cristo, meu Senhor,
    Tu és do Pai a glória, o brilho, o esplendor...
    - Os corações com teu Espírito iluminas,
    O teu caminho de verdade e vida ensinas!

6. Leitura Bíblica

Mt 5,43-48

7. Meditação

Silêncio - partilha - refrões...
166CJ - Jesus, o Cristo, luz interior (Taizé)
Jesus, o Cristo, luz interior, não deixes que minha escuridão me fale.
Jesus, o Cristo, luz interior, possa eu acolher teu amor.
90CJ - Chama de luz e de calor
Chama de luz e de calor,
Espírito Santo de amor.
Reúne o teu povo a caminho,
É a vida viva.

8. Preces

Peçamos ao Senhor que o seu Espírito de ternura nos coduza nesta Quaresma, nos purifique e nos renove em seu amor; por isso, cantemos: Recria o teu povo, Senhor!
  • Abre os nossos olhos, para enxergarmos tudo o que deve mudar em nossa vida, em nosso bairro, em nosso país...
  • Abre as nossas mãos, para criarmos juntos, com a tua graça, um mundo fraterno, onde haja terra e trabalho, casa e pão, justiça e liberdade para todos...
  • Abre o nosso coração, para que sejamos capazes de nos reconciliar contigo e com os irmãos, perdoando em teu nome, aqueles que nos ofendem ou nos prejudicaram...

  • Preces espontâneas...
  • Pai Nosso
  • Oração
    Ó Deus, Mãe da Compaixão, tu és a fonte de toda ação justa e de toda palavra boa. Neste tempo de deserto, ensina-nos a rezar; neste tempo de penitência, ensina-nos a praticar o verdadeiro jejum; neste tempo de caridade, ensina-nos a repartir com os irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!

9. Bênção

Que o Deus da paz nos faça capazes de cumprir sua vontade, fazendo tudo o que é bom, agora e para sempre. Amém!
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
Para sempre seja louvado!

Um comentário: