segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dois Negros ou melhor três, pensando bem 4… na verdade foram tantos

Ontem, sempre o domingo, após uma corrida muito bacana de Stock Car na TV, o esporte espetacular passou uma matéria muito bacana sobre a homenagem que o exército fez ao Rei do Futebol, o senhor Edson Arantes do Nascimento, ou para ficar mais fácil Pelé.
Foi como disse uma matéria muito bacana, porque ressaltou o Pelé como um mensageiro da Paz, ou melhor como um soldado da Paz. Um homem que foi capaz de parar duas guerras civis para que por alguns momentos homens, soldados (talvez sem consciência, ou cientes de sua responsabilidade, ou ainda apenas obedecendo ordens) voltassem a ter sonhos de meninos. Na outra conseguiu com que cristão, mulçumanos e judeus sentassem-se lado a lado nas arquibancadas de um estádio, talvez até confraternizando-se como velhos amigos e irmãos que não se encontravam há muitos anos.
Muito bonito que me fez lembrar logo de imediato do grande Mohamed Ali o homem que também parou um guerra e fez um país se render ao esporte.
No mesmo instante lembrei do reverendo King líder pacifista de milhares de seus irmão negros e brancos que como mesmo ele disse, que Tinha um Sonho, é verdade que ainda a ser conquistado mas já com alguns grandes passos dados.
A reportagem de Pelé também me levou no final do dia a assistir ao filme Invictus onde o grande Morgan Freeman da um show de interpretação tentando reviver toda a mística do grande líder Nelson Mandela e a sua busca para que negros e brancos levassem lado a lado sua seleção a conquista inédita.
Só aí são cinco, mas não poderia deixar de lembrar na última semana o nosso grande ator do cinema, teatro e televisão Milton Gonçalves falando sobre a importância da conscientização e da valorização da cultura e da beleza de ser negro, foi uma entrevista muito bacana na TVE Brasil.
Bom na verdade foram tantos os irmãos negros que deram contribuição decisivas ao longo da história, são exemplos de vida que não podem ser esquecidas.
Talvez não seja profunda essa lembrança, pois me faltam elementos para tanto, mas o objetivo era apenas fazer memória e lembrar de tantos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário