segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Sindrome do Pilarzinho

Essa é a história de um amigo meu, o cara é a maior figuraça, irmão mesmo daqueles amigos que a gente leva para a vida inteira. Mas sofre desse mal (quero deixar claro que o nome dessa síndrome deve-ser unicamente ao fato de a pessoa real dessa história ser minha amiga e morar no Pilarzinho, mas já diagnostiquei outros casos dessa patologia em outros pontos da cidade).

Mas vamos aos sintomas talvez vocês possam identificar esses sintomas em pessoas próximas a você, e de alguma forma possamos ajudar essas pessoas, leva-se um tempo para diagnosticar mas é fácil como eu disse o importante é conversar com a pessoa, logo não precisa de nenhum exame apurado.
As pessoas com essa síndrome tendem a acreditar que o Pilarzinho é o melhor lugar do mundo, uma vez que nasceram no Pilarzinho, começaram sua vida no Pilarzinho, estudaram a vida inteira no Pilarzinho, suas namoradas e namorados tem que ter, nascido, estudado e morarem no Pilarzinho.

Quando começam a participar dos grupos de jovens das paróquias do Pilarzinho, descobrem que todos os outros são meros amontoados de jovens, que não tem sonhos, que não são participativos, que não sabem organizar uma reunião direito, que suas missas não chegam nem aos pés do pessoal do Pilarzinho, que sua espiritualidade é que é verdadeira, encarnada e libertadora, que eles são o supra sumo em termos de juventude, seja na organização de encontros, gincanas, retiros, teatros da semana santa, alto de natal, festivais.

Que as formações que são oferecidas em outros lugares que não no Pilarzinho, não valem a pena, visto que ninguém no mundo entende melhor de grupos de jovens do que a galera do Pilarzinho, logo elas não são organizadas pelo pessoal do Pilarzinho e o pior de tudo nem são no Pilarzinho.

São pessoas que ficam revoltadas por saberem e não entenderem como é que pode existir pessoas que não moram no Pilarzinho, conhecerem pessoas que não torcem pelo Vasco ou pelo Operário Pilarzinho e não torcerem por suas cores, são magoadas com o Jaime Lerner porque na época que foi projetada a CIC (Cidade Industrial de Curitiba) não ter sido instalada no Pilarzinho o local com as pessoas mais inteligentes e trabalhadoras do mundo, acha o fim do mundo, e não do Pilarzinho, que as faculdades de Curitiba não estão concentradas no Pilarzinho.

Quando casar quer morar no Pilarzinho, de preferencia na mesma rua onde cresceu, jogou bola, andou de bicicleta, empinou pipa, deu o primeiro beijo, quer que seu seus filhos desfrutem de tudo aquilo que ele viveu e conheceu. Esse pessoal a algum tempo atrás quis até iniciar um revolução, com o Slogan “ Que Sul que nada... O Pilarzinho é o meu País”, alguns mais exagerados chegaram a ufanar: “Só existe o Pilarzinho abaixo do Equador”.

Lembro ainda que em várias ocasiões chegaram a dizer que se um dia fossem independentes do Brasil, seriam a maior potencia do mundo, pois não existe nenhum lugar melhor e com tantos recursos que o Pilarzinho.

Bom esse são alguns dos sintomas que esse pessoal apresenta, e no meu amigo ainda é pior, se é que é possível.

E com certeza você conhece alguém que padeça desse mal. Mas não se preocupem essa síndrome é de fácil cura, ela demora um pouco a passar, mas passa sim, é verdade que deixa algumas seqüelas, mas nada que o tempo não ajude a curar.

Você deve estar querendo saber como fazer para curar seus amigos, ou até mesmo voce, que pode ter os sintomas e ainda não se deu conta, é simples, faça o seguinte:

Diga ao seu amigo mas com jeitinho para não deixa-lo magoado,

“PARE DE OLHAR PARA SEU UMBIGO”.

Isso mesmo é simples, diga essa frase a ele, com jeitinho, faça ele ver além do umbigo dele, mostre a ele que o umbigo dele não é o centro do mundo, que ao redor dele existem PESSOAS e VIDA INTELIGENTE, que ele pode ser muito feliz se olhar para frente e não ficar trancado dentro do Pilarzinho ou mesmo numa sala de reunião de grupos de jovens dentro das suas paróquias, achando que aquelas quatro paredes são o centro do mundo, ou pior o próprio mundo.

Agora para encerrar e verificar se você não esta sofrendo do mesmo mal, reflita

Será que eu não estou passando por isso?
Achando e pensando que o meu grupo é o melhor do mundo?
Acreditando que o meu grupo de jovens não precisa de mais nada?
Que as reuniões tem que ser sempre do mesmo jeito?
Que não preciso conhecer coisas novas, maneiras diferentes de trabalhar?
Que você sabe tudo que precisa para trabalhar com grupos de Jovens?
Que você não precisa de formação, porque não acrescenta nada para você?
Eu sei tudo sobre grupos de jovens?
Será que o Pilarzinho não é aqui?

Bom ficam essas perguntas, se alguém tiver outras basta fazer a si mesmo e descobrirá se tem ou não há Síndrome do Pilarzinho.

Abraços

P.S – Como dito no inicio, e antes que eu apanhe, já consegui detectar essa síndrome com as mesmas características em outros lugares e grupos, apenas utilizei o Pilarzinho, pois meu amigo mora lá, isso é verdadeiro e como ele diz se tiver que existir algo que esse algo comece e leve o nome do Pilarzinho.

2 comentários:

  1. Aureo, não vou me alongar muito, apenas vou citar uma frase conhecida:
    "Se alguém quer ser universal, deve cantar a própria aldeia" Leon Tolstoi.
    Minhas aldeias no momento: Pilarzinho, Curitiba, Brasil.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Legal Jtissei... obrigado pelo seu comentário... mas não entenda isso como algo erradp... devemos e como devemos... valorizar nossa aldeia... mas temos que entender... que existem outras tão boas quanto a minha... valeu... Abraço... Aureo

    ResponderExcluir