sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sexta Feira da Paixão–22/04/11

Manhã de sexta feira da paixão, lembrei do nada do Oficio rezado aqui em casa no último sábado (ver 2º Encontro – Oficio Divino das Comunidades) no último sábado, até pela partilha que houve após a leitura da Palavra. Na oportunidade a Janaina levantou a questão da recepção do povo para com Jesus quando da chegada em Jerusalém, questionando como é que o povo que recebe Jesus daquele jeito o condena depois de alguns dias. Nesse momento o Xeno nos explicou com propriedade sobre o ocorrido, colocando todo o contexto da época e da situação, que não foi o mesmo povo, que havia um pano de fundo político por trás disso, e que tudo foi feito na calada da noite justamente para que o povo não estivesse presente e não pudesse contestar tal ato.
Embora o Xeno tenha razão e esclarecido bem a situação à Janaina, tenho para mim e o coloquei naquele dia, de maneira diferente, para mim gosto de acreditar que foi o mesmo povo como a Jana começou o seu questionamento, mas para refletir o quanto nossa memória (povo) é curta e esquecemos facilmente aquilo que nos é caro e importante. Olha que em uma semana o povo que acolhe Jesus o leva a crucificação, não por acaso Deus ao longo da história faz tantas alianças com o seu povo no sentido de que não esqueçam dele e do projeto que ele tem para cada um de nós. E o fato de estarmos lembrando hoje desse momento e fazendo memória de todo seus sofrimento prova que se fazia necessário essa última e eterna aliança.
Cabe a nós então não perdermos o sentido da história e da caminhada do nosso povo, procurando celebrar nossos memoriais, não esquecer àqueles a exemplo de Jesus, caíram tombados ou foram perseguidos por estarem lutando pelo povo.
Não esquecermos daqueles que fazem mal ao povo, enganando-os na calada da noite com atos vis, imorais, atentando contra a vida em todas as suas formas.
É nosso dever e missão lembrar a todos isso, não se fazer calar, fazer refletir, possibilitar a todos o direito de opinar, sonhar, criar e viver a vida plena e em abundância.
Que a paixão seja inspiração, que a Pascoa seja realmente renovação e feliz vida nova.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

2º Encontro - Oficio Divino das Comunidades

No último sábado dia 16/04/11 mais uma vez nos encontramos para rezar juntos o Oficio Divino das Comunidades.
Este encontro foi marcado pelo aumento de amigos participando, nesse tivemos a presença de Lourença, Janaina, Adriana, Xeno, Carina, Camila, Carol, Jeferson, a uma nova amiga a Gislaine que esta ajudando o pessoal na PJ (seja bem vinda) além da Clari e esse que relata o fato.
Após como de praxe como ao que parece esta virando tradição fomos ao IA para comer uma pizza e tomar uma cervejinha…
Foi mais uma noite muito bonita de partilha de fé e de amizade… obrigado aquém pode estar presente e desde já renovamos o convite para nos reunirmos novamente no próximo dia 07/05 na casa da Lourença.
Uma dica legal é preparar melhor o ambiente, nas duas primeiras foi tudo meio atropelado…

Abaixo segue a foto tirada no dia e o link com o roteiro
Celebração Oficio

https://docs.google.com/document/pub?id=1ZlrbWSN-FLXJ6JK-78f9I2SR0qOeGf5dlUUkRxeT6as