sábado, 10 de outubro de 2009

PAC -MAN

Pac-man (conhecido em japonês com o nome de Pakkuman ou パックマン) é um jogo eletrônico criado por Tohru Iwatani para a empresa Namco, e sendo distribuído para o mercado americano pela Midway. Produzido originalmente para Arcade no início dos anos 1980, tornou-se um dos jogos mais populares no momento, tendo versões para diversos consoles e continuações para tantos outros, inclusive na atualidade. A mecânica do jogo é simples: o jogador era uma cabeça redonda com uma boca que se abre e fecha, posicionado em um labirinto simples repleto de pastilhas e 4 fantasmas que o perseguiam. O objetivo era comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas, em ritmo progressivo de dificuldade.

O jogo original rendeu muitas versões ainda para o Atari 2600 (como "Mrs. Pacman", e "Pacman Jr.", além de outros não relacionados mas que seguiam o mesmo estilo), e posteriormente para diversos outros consoles e para o computador. Atualmente existem versões em 3 dimensões, outras em estilo "adventure", sempre remontando ao personagem redondo e faminto do jogo original e seus perseguidores fantasmas.

História

Em 1980, Toru Iwatani, um designer da Namco, queria inventar um jogo de vídeo diferente dos "shoot-em-ups" (tiro-neles), que se assemelhasse a um desenho-animado.

A ideia do desenho original ocorreu durante um jantar com amigos, e deve-se a uma pizza sem uma fatia, que fazia lembrar uma boca aberta;[1][2] assim tem origem uma personagem inspirada em Paku, uma personagem popular no Japão conhecido pelo seu apetite. A personagem e jogo tiveram o nome Puck-Man, do termo Japonês paku-paku, que significa a boca de alguém a abrir-se e fechar-se. Em 1980, a Bally comprou os direitos nos Estados Unidos ; o jogo tornou-se famoso no ano seguinte.

No jogo os jogadores controlam puckman, com o objectivo de comer todas as bolas (ou pastilhas) que se encontram espalhadas num labirinto, enquanto evitam quatro fantasmas (os Galaxians), 'blinky', 'pinky', 'inky' e 'clyde', que se escapam de uma prisão. Em cada canto da área de jogo, estão pastilhas maiores que permitem puckman caçar os fantasmas, em vez de ser caçado, durante um curto período de tempo.

O nome foi alterado para Pac-Man, desencorajando a alteração da letra 'p' por 'f' (um calão na língua inglesa).

O jogo foi um dos mais populares, sendo o primeiro jogo de vídeo que originou um merchandising massivo, com camisetas, casacos, calças, copos de café, peluches, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas…

Em 1982 é lançado Ms. Pac-Man, a primeira sequência de Pac-Man, que é um jogo semelhante ao original, no entanto a personagem é feminina (com a boca pintada com batom vermelho), e em vez de um labirinto, existem quatro labirintos diferentes.

Também é lançado Pac-Man Jr. que mostra ser uma criança usa um boné com uma hélice em cima. (um brinquedo).

Série Animada

Pac-Man é uma série animada americana realizada em 1982 por Hanna-Barbera.

A série é estrelada pelo personagem de videogames Pac-Man, que vive aventuras ao lado de sua esposa Ms. Pac-Man e seu filho Pac-Man Jr, lutando contra seus eternos inimigos, os Monstros-Fantasmas Clyde, Blinky, Inky, Pinky e Sue, liderados pelo perverso Mezmeron, que tem como único objetivo descobrir e se apoderar da floresta secreta de pílulas de força, a fonte de energia de Pac-Man e seu povo.

No Brasil a série foi transmitida inicialmente em 1987 pela Rede Bandeirantes, estreando no programa infantil ZYB Bom, até 1990, e nesta dublagem original Pac-Man foi nomeado como Comilão. Voltou a ser transmitido pela Rede Globo de 1998 até 1999, com nova dublagem. Foi transmitida pela última vez pelo SBT entre 2005 e 2006, novamente com sua dublagem original.

fonte: wikipedia

Atari 2600 - Meu primeiro e único Video Game

O Atari 2600 foi um video game projetado por Jay Miner e lançado em 1977 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil. Considerado um símbolo cultural dos anos 80, foi um fenômeno de vendas no Brasil entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nesta época.

A Atari comprou uma empresa de engenharia em 1975 chamada Cyan Engineering para desenvolver um sistema de video game de nova geração, e trabalhou em um prototipo conhecido como "Stella" (nome da bicicleta de um dos engenheiros) por algum tempo.
 
O design inicial não iria ser baseado em cartuchos, mas após verem um sistema de cartucho falso em outra máquina os engenheiros imaginaram que poderiam colocar os jogos em cartuchos pelo preço do conector e da embalagem.
 
Em agosto de 1976 Fairchild Semiconductor liberou seu próprio sistema baseado em CPU, o Channel F. O Stella ainda não estava pronto para produção, mas estava claro que deveria estar pronto antes que outros produtos similares chegassem ao mercado, que foi o que aconteceu quando a Atari lançou o Pong. A Atari simplesmente não tinha o dinheiro necessário para completar o sistema rapidamente, e, além disso, a venda de seu Pong estava diminuindo. Nolan Bushnell procurou a Warner Communications, e vendeu a companhia para eles em 1976 por 28 milhões de dólares, com a promessa de que o Stella seria produzido o mais rápido possível.

A chave para o sucesso da máquina foi a contratação de Jay Miner, um desenvolvedor de chip que concentrou vários circuitos em um chip, tornando o TIA um chip único. Uma vez completo e testado, o sistema estava pronto para a venda. Na data de lancamento 1977, o desenvolvimento tinha custado aproximadamente 100 milhões de dólares

O preço inicial foi de 199 dólares e tinha 9 títulos.

Na tentativa de competir diretamente com o Fairchild Channel F, a Atari chamou a máquina de 'Video Computer System' (ou VCS abreviando), pois o Channel F era nessa época conhecido como o VES, de Video Entertainment System.

O 2600 também foi apelidado SVA de Sears Video Arcade e vendido pelas lojas Sears-Roebuck.

Quando Fairchild ficou sabendo do nome dado pela Atari, eles rapidamente mudaram o nome de seu sistema para Channel F, porém, os dois sistemas estavam no meio de varias reduções de preços: os clones de PONG estavam obsoletos por essas máquinas mais novas e poderosas. Logo, muitas dessas companhias de clones estavam fora do mercado, e tanto a Fairchild como a Atari estavam vendendo para um público saturado de jogos Pong.

Em 1977, a Atari vendeu apenas 250 000 VCSs. Em 1978, apenas 55 000 de uma produção de 800 000 foram vendidos, e foi preciso ajuda financeira da Warner para cobrir prejuízos. Isso causou discordâncias e causou a saída do fundador da Atari, Nolan Bushnell, em 1978.

Uma vez que o público descobriu que era possível jogar jogos diferentes de Pong e os programadores aprenderam a alcançar os limites do hardware, o 2600 ganhou popularidade.

Nesse ponto, Fairchild tinha desistido do mercado, achando que vídeogame era um mercado de moda passageira. Dessa forma, a Atari pôde ocupar mais facilmente o então crescente mercado. Em 1979, o 2600 foi o presente de natal mais vendido, principalmente por seus jogos exclusivos. Milhões de consoles foram vendido esse ano.

A Atari licenciou o grande sucesso de arcade Space Invaders da Taito, o qual aumentou ainda mais a popularidade do console quando foi lançado, em maio de 1980, dobrando as vendas novamente para mais de 2 milhões de unidades vendidas.

O 2600 e seus cartuchos foram o maior fator por trás do gigantesco lucro da Atari, de mais de 2 bilhões de dólares em 1980.

As vendas dobraram novamente pelos 2 anos seguintes, com venda de quase 8 milhões de unidades em 1982.

Nesse período, a Atari expandiu a família 2600 com outros dois consoles compatíveis. Eles construíram o Atari 2700, uma versão sem fio do console, que nunca foi lançado por causa de uma falha de design.

A companhia também construiu uma versão menor e arredondada da máquina, apelidada de Atari 2800, para vender no mercado japonês no início de 1983, mas esse sofreu com a competição do recém lançado Nintendo Famicom.

Durante este período, a Atari continuou a crescer até possuir uma das maiores divisões de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Vale do Silício. Grande parte do orçamento de P&D foi gasto em projetos que pareciam não se adaptar aos videogames (e mesmo ao computador) fabricados pela companhia. Muitos destes projetos nunca viram a luz do dia. Enquanto isso, várias tentativas de criar novos consoles falharam por uma razão ou outra, embora seu modelo de computador pessoal, a família Atari de 8 bits, tenha obtido vendas razoáveis, se não espetaculares. A Warner estava mais feliz que nunca, as vendas do 2600 pareciam não ter fim e o Atari era responsável por metade dos lucros da companhia.

Os programadores de muitos dos maiores sucessos do Atari comecaram a ficar cada vez mais descontentes com a acompania por essa nao dar creditos aos desenvolvedores de jogos. Por exemplo, Rick Mauer, o programador do jogo Space Invaders, não recebeu nenhum credito e ganhou apenas USD$ 11.000 por seus esforcos, em compensação o cartuho arrecadou mais de USD$ 100 Milhoes em vendas. Mais notavelmente, Warren Robinett, o programador lider de Adventure, em protesto contra a politica monopolista da Atari, escondeu seu nome em uma sala secreta dentro do jogo. Esse foi um dos primeiros 'Ovos de pascoa' (uma piada escondida), uma prática que continua até hoje no desenvolvimento de softwares. Muitos outros programadores deixaram a companhia e formaram suas próprias software houses independentes. A mais proeminente e duradoura dessas desenvolvedoras terceiras foi a Activision, fundada em 1980, os quais os títulos rapidamente se tornaram mais populares que a da própria Atari.

A Atari tentou evitar o desenvolvimento de terceiras para o 2600 judicialmente, mas falhou, e logo outros publicadores, como a Imagic e Coleco, entraram no mercado. A Atari também teve sua imagem suja quando uma companhia chamada Mystique produziu alguns jogos Pornograficos para o Atari 2600. Desses, o mais notorio, Custer's Revenge, causou um grande protesto de grupos feministas nos Estados Unidos. A Atari processou Mystique judicialmente pela publicacao do jogo.

fonte:wikipedia

Saga do Atari e Seus Jogos

meu irmão me veio com uma idéia tentadora esses dias... montar uma lan house de jogos... com consoles do Atari e seus principais jogos... seria um local para aqueles como nós... nascidos no final dos anos 70 e inicio dos o0... que reuniamos a piazada da rua para campeonatos de: River Raid... Pac Man... Asteróids... Enduro... entre outro...

por isso decidi... relembrar aqui no blog... um pouco daqueles tempos áureos... da infância e adolescência... e vou começar uma série de publicações sobre o Atari e alguns de seus jogos clássicos...

espero que gostem...

abraços

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mercedes Sosa e o menino Thiago - Deus os tenha... continuaremos cantando seus sonhos

a primeira vez que vi Mercedes Sosa... era bem pequeno... tinha aproximadamente 10 anos... se não me engano a vi no Fantástico... o tempo que era Fantástico... aquela apresentação me marcou muito... estava toda vestida de preto... e tocava um tambor... na verdade cantava acompanhada somente do tambor... achei muito legal... dava a impressão que cantava ao ritmo do seu coração... aquilo me marcou muito... mas só vim a conhece-la melhor quando já adolescente... por volta dos 15 anos... aquela idade quando começamos a querer mudar o mundo... e meu pai me apresentando a música latina... eram tempos em que meu pai ouvia alguns discos do Grupo Tarancon... e a música latina em geral... deu saudades agora de parar na rua XV de novembro aqui em Curitiba... para ouvir o grupo Viento Sur...


naqueles primeiros passos... da caminhada que acreditava mudaria o mundo... lá no JUC ainda... e apaixonado por história... e pela história do nosso continente... o canto de La Negra marcou a minha vida... sua voz para mim representava... o sonho... a utopia... a possibilidade de um mundo melhor... seu canto... era meu canto... a minha vida... fazia mais sentido a cada vez que a ouvia... e lembrava daquela primeira impressão dos 10 anos... um canto... no ritmo do coração... de um só coração... que na verdade eram todos os corações do mundo... independente de ser Latino Americano ou não... seu canto não era o canto dos oprimidos da América... era o canto dos Oprimidos do Mundo... e daqueles sonhadores de todas as gerações...

ela partiu... mas seu canto ficou... e ficará para sempre...

assim como também ficará para sempre o menino Thiago... da PJ de Colombo que no sábado veio a falecer em um acidente de Carro... o Thiago é um daqueles meninos que sonhavam o canto de Mercedes Sosa... com certeza sua passagem não foi em vão... nesta terra... e com certeza lá no reino que tanto sonhou aqui na terra... estará iluminando nossos passos... um grande abraço... de alguma forma Thiago seguiremos o seu sonho...

Discografia Mercedes Sosa

"Canciones con Fundamento" (1965) - "Yo no Canto por Cantar" (1966) -"Hermano" (1966) - "Para Cantarle a Mi Gente" (1967) - "Con Sabor a Mercedes Sosa" (1968) - "Mujeres Argentinas" (1969) - "Navidad con Mercedes Sosa" (1970) - "El Grito de la Tierra" (1970) - "Homenaje a Violeta Parra" (1971) - "Hasta la Victoria" (1972) - "Cantata Sudamericana" (1972) -"Traigo un Pueblo en Mi Voz" (1973) - "Niño de Mañana" (1975) - "A que Florezca Mi Pueblo" (1975) - "La Mamancy" (1976) - "En Dirección del Viento" (1976) - "O Cio da Terra" (1977) - "Mercedes Sosa Interpreta a Atahualpa Yupanqui" (1977) - "Si se Calla el Cantor" (1977) - "Serenata para la Tierra de Uno" (1979) - "A Quién Doy" (1980) - "Gravado ao Vivo no Brasil" (1980) - "Mercedes Sosa en Argentina" (1982) - "Mercedes Sosa" (1983) - "Como un Pájaro Libre" (1983) - "Recital" (1983) - "Será Posible el Sur?" (1984) - "Vengo a Ofrecer Mi Corazón" (1985) - "Corazón Americano" (1985), com Milton Nascimento e León Gieco - "Mercedes Sosa '86" (1986) - "Mercedes Sosa '87" (1987) - "Gracias a la Vida" (1987) - "Amigos Míos" (1988) - "En Vivo en Europa" (1990) - "De Mí" (1991) - "30 Años" (1993) - "Sino" (1993) - "Gestos de Amor" (1994) - "Oro" (1995) - "Escondido en Mi País" (1996) - "Alta Fidelidad" (1997), com Charly García - "Al Despertar" (1998) - "Misa Criolla" (2000) - "Acústico" (2002) - "Argentina Quiere Cantar" (2003), com Víctor Heredia e León Gieco - "Corazón Libre" (2005) - "Cantora" (2009)

sábado, 3 de outubro de 2009

Museu da Pessoa - Seja o Protagonista de sua História

vamos aproveitar que estou por aqui... estava vasculhando a rede e encontrei um site muito legal... chama-se Museu da Pessoa... o site tem como finalidade mostrar que a história de cada um de nós... pode mudar o mundo... então desde o dia 21/09 até o dia 21/10 eles estão recebendo vídeos que contam história de pessoas simples como eu e voce... mas que fazem a diferença no seu dia... olha... dei uma olhada em alguns... e que histórias... ou melhor lições de vida... vale realmente a pena passar no site e perder muito tempo... o site é esse http://www.museudapessoa.net/... e porque não de repente voce contar/mostrar a sua história...

Negro Amor

pois é... sem muito tempo para postar coisas novas... faculdade e trabalho puxado... mas vamos em frente... agora deu um tempinho e passei aqui para deixar a letra dessa música que acho que é muito bacana... chama-se Negro Amor... é uma tradução feita por Caetano Veloso e Pericles Cavalcante... da música It's All Over Now Baby do Bob Dylan... a grande maioria conhece a gravação feita pelos Engenheiros do Hawai... prefiro a versão cantada pelo grande Zé Geraldo... mas tivemos outros interpretes dessa canção... como Gal Costa e Orlando Morais... para aqueles que quiserem conhecer ouvir a música e ver o querido Zé cantando... acessem o endereço http://www.youtube.com/watch?v=SQjH2L4a1K0 ... a gravação não esta muito legal... acerdito que tenha sido feita no celular... mas já dá para sentir um pouco.. desse grande cara...


Vá, se mande, junte tudo que você puder levar

Ande, tudo que parece seu é bom que agarre já
Seu filho feio e louco ficou só
Chorando feito fogo à luz do sol
Os alquimistas já estão no corredor
E não tem mais nada negro amor

A estrada é pra você e o jogo é a indecência
Junte tudo que você conseguiu por coincidência
E o pintor de rua que anda só
Desenha maluquice em seu lençol
Sob seus pés o céu também rachou
E não tem mais nada negro amor
E não tem mais nada negro amor

Seus marinheiros mareados abandonam o mar
Seus guerreiros desarmados não vão mais lutar
Seu namorado já vai dando o fora
Levando os cobertores? e agora?
Até o tapete sem você voou
E não tem mais nada negro amor
E não tem mais nada
Negro amor

As pedras do caminho deixe para trás
Esqueça os mortos eles não levantam mais
O vagabundo esmola pela rua
Vestindo a mesma roupa que foi sua
Risque outro fósforo, outra vida, outra luz, outra cor
E não tem mais nada negro amor