segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Homila DNJ 2006 - "Jovem que ousa Sonhar constrói um Brasil Popular"

Dia Nacional da Juventude 2006
"Jovem que ousa sonhar constrói um Brasil popular".
"Jovens, vocês estão no coração da Igreja, vocês são o coração da Igreja. Constituem pulsando vida, amor, paz e esperança. A civilização do amor é possível de ser sonhada porque vocês existem.
A Igreja acredita em vocês, sonha com vocês e com vocês quer construir um país onde o povo tenha dignidade, vez e voz.
Jovem, ousa sonhar com a unidade na família, com o fim do comércio de drogas, com o fim da violência e do consumismo. Sonhe com o fim da miséria e o sentido da vida que é dom de Deus. Que o sonho de 47 milhões de jovens brasileiros por um futuro de esperança dê sentido à nova vida e vos faça olhar para o futuro com esperança.
Jovem, acolha o Evangelho como boa notícia e partilhe com os outros. O discípulo se torna missionário. O jovem como apóstolo de outros jovens tem um poder de comunicação e de convencimento que nós adultos não possuímos. Hoje as ovelhas são pastores, e os pastores são os jovens. Sejam vocês, pastores destas ovelhas jovens - diz Bento XVI.
O segredo para atingir os jovens afastados é mobilizar a força jovem que está dentro da Igreja. Vocês são esta força viva e dinâmica. Queremos ter os jovens não só participando das atividades da Igreja , mas também que assuma seu papel na sociedade. Esta é a dimensão social da fé. A luta pela justiça é fundamental para a evangelização para a implantação do Reino.
A Igreja acredita que Deus fala pelo jovem. Queremos uma Igreja aberta ao novo e por isso afirmamos que amamos os jovens. Como o jovem pode sonhar diante de tantos problemas de moradia, saúde, alimentação, violência, guerra? Não podemos pregar aos jovens um amor abstrato. Por isso é importante que o jovem seja formado pelo exercício da cidadania. O jovem precisa unir a fé com a vida, a fé com a política.
Jovem, sonhe com um Brasil melhor, onde todos sejam valorizados, sonhe com um Brasil popular onde não haja espaço para a discriminação. Mas, não basta sonhar: é preciso construir diariamente o sonho, é preciso concretizar o sonho!
Deus sonhou com um mundo melhor, de paz e amor. Enviou seu Filho e Ele revelou o pensamento de Deus: um Deus que é Pai e nos ama com amor de mãe. Um Deus que nunca desiste do ser humano, Ele nunca desiste de você, jovem. Jesus foi sonhador. Dedicou toda a sua vida para transformar a realidade: falou de paz, proclamou a esperança, anunciou a boa notícia aos pobres, amou os jovens, libertou, não discriminou. Para tornar o mundo mais humano sonhou grande: entregou sua vida como prova de amor.
Jovem, você precisa sonhar, você precisa envolver sua vida para concretizar seus sonhos. Ninguém pode sonhar por você. Os adultos não podem sonhar pelos jovens, mas nós podemos sonhar com vocês. Nós queremos sonhar com vocês. Sim, sonhamos juntos pois somos os nossos sonhos.
Jovem, ousa sonhar para construir sua vida. Sonhe com o verdadeiro sentido de sua vida. Tenha critérios para discernir seu caminho – o caminho que conduz a felicidade.
Jesus quer ser o caminho da realização dos jovens:
Nele você encontra a vida tão sonhada;
Nele você se encontra contigo mesmo e com os outros.
Sonhe com uma família, casa de todos, onde todos se amam e se respeitam apesar das diferenças.
Quais são os seus sonhos, jovem?
O que faz para concretizá-los?
Sonhos mesquinhos nada mudam.

È preciso sonhar grande e envolver toda a sua potencialidade jovem para realizar seus sonhos.
Jovem, sonhe com Deus: que Ele esteja presente em teus sonhos:

Abre teu coração a Deus;
Deixa-te surpreender por Ele;
Deixa que Ele lhe fale: Dê a Ele o direito de falar;
Não tenha medo da voz de Deus, não tenhais medo de sonhar .
Jovem, seja discípulo e missionário do jovem Jesus no meio da juventude.

Fale a ele de seus sonhos;
Diga-lhes que se deixem surpreender por Cristo;
Cristo é a surpresa que põe o jovem de pé...
Que os jovens não dêem ouvidos ás surpresas do mundo: a violência, o racismo, a indiferença.

Jovem, deixe-se surpreender por Cristo, pela vida, pelos valores evangélicos, pelo caminho que é Ele, pela vida que Ele quer lhe propor, pela verdade que liberta.
Jovem, é preciso incendiar o mundo com amor de Deus. O mundo precisa do amor para não morrer. Sonhe com um mundo de fraternidade e de amor. Seja você, jovem, uma lâmpada acesa.
Partilhe a luz que é Jesus, partilhe a luz que brilha dentro de você aos outros jovens e juntos incendiar o mundo de amor.

Este sonho é possível!

Então sonhe, caríssimo jovem! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário