sexta-feira, 31 de julho de 2009

Comunidade

um pequeno texto meu publicado em meu antigo blog ruminando-ideias em 07/05/09

Comunidade

Aureo Lourenço Monteiro

Palavrinha em voga.. todo o sempre.

Adoramos essa ideia... COMUNIDADE... ainda mais agora... nessa de aldeia global onde podemos nos comunicar com o mundo todo... basta aparecer um site de rede social... que lá vamos nós; Orkut; Via6; Sônico, só para ficar nesses...

Deliciamos-nos com essa de termos um monte de "amigos" na nossa rede... de participarmos de trezentas e lá vai cacetada de comunidades... as vezes passamos horas fuçando para encontrarmos comunidades com que eu me identifique, ou pior possa me identificar...

Não parei para pesquisar... mas acredito que isso ajuda a matar nossa solidão... afinal de contas podemos encontrar/ter em nossas comunidades milhares de pessoas de todos os quatro cantos... desse planeta quase redondo... a um click de nossa solidão... e talvez percebermos que não estamos sozinhos nesse mundo, que não sou tão diferente... me deparo como naqueles filmes de ficção cientifica... dos anos 50... 60... ou de hoje em dia mesmo... com a certeza de que não estamos sozinhos no universo...

Adoro de vez em quando navegar pelo ORKUT... tem me dado muito prazer ultimamente essa maratona virtual... de entrar no perfil dos outros... amigos ou não... e dar uma olhada nas comunidades que fazem parte... tem cada comunidade...

Algumas são sérias... outras nem tanto... mas pelo que vejo as pessoas não ligam... o importante é não estar sozinho... ou ainda ligam sim... afinal de contas... hoje o Orkut tem sido utilizado no recrutamento para as empresas... mas que se dane também...

Mas nesse sentido me pergunto se as pessoas realmente entendem o sentido de pertencer a uma comunidade... será que efetivamente consigo participar de trezentas e la vai cacetada de comunidades... qual minha interação... qual meu vínculo... como me relacionam com aqueles que são parecidos comigo... como contribuo para essa comunidade...

Talvez aí esteja um pouco daquele negócio que o pessoal mais inteligente fala... de relativismo... eu participo mas da minha forma... ou na verdade muitas vezes nem preciso participar... basta dizer que faço parte... e tá bom... afinal de contas não devo satisfação para muita gente...

Isso se reflete de certa forma na nossa sociedade... o que adianta dizer que faço parte de uma comunidade... um grupo... um movimento... se efetivamente não me relaciono com ele... não me preocupo... não reflito... não cresço com ele... ou pior não vou para lugar algum...

Não faço nada para mudar... não interajo com a minha realidade... se alguém faz alguma coisa errada... não me preocupo... não é comigo... nem me importo... afinal de contas... eu não tenho tempo para interagir com àqueles que me são próximos... ou que eu acredito que tenham os mesmo sonhos que eu... afinal de contas não da tempo... são tantas as comunidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário